Imensamente admirado, quer nos
Estados Unidos da América, quer no estrangeiro, John F. Kennedy foi, aos 43
anos, o mais jovem presidente do seu país e o primeiro católico a ser eleito
para esse cargo.
Nasceu a 29 de maio de 1917, em
Boston. Personagem sedutora, Kennedy foi um herói de guerra e recebeu o Prémio
Pulitzer (pela colectânea de biografias Pofiles
in Courage, 1957). Entrou para o Senado americano aos 25 anos e, menos de
25 anos depois, foi eleito presidente […].
Kennedy era um admirador da
oratória de qualidade, pelo que passou dois meses a refinar e a recompor o
discurso inaugural, antes de o proferir […]. O eloquente discurso que proferiu
então eliminou por completo os receios de alguns, de que fosse excessivamente
jovem e inexperiente para o cargo.
Foi assassinado a 22 de novembro
de 1963 em Dallas, no Texas.
in
Discursos que Mudaram o Mundo, Difel,
2006
Tomando como ponto de partida a
breve biografia acima apresentada e a vossa conceção de discurso político e as
suas funções, gostaria de conhecer a vossa opinião sobre o contributo dos jovens
para a política. De que forma poderão (os jovens) fazer a diferença na conturbada sociedade
moderna?
O discurso político é um texto argumentativo, fortemente persuasivo, em nome do bem comum,com pontos de vista que traduzem valores sociais, políticos e religiosos.
ResponderEliminarEste discurso tem como objetivos cativar, e interessar os ouvintes.
Um discursador tem que ser um bom orador, para chamar a atenção. Também tem que ter um bom discurso, porque se o discursador for bom mas o discurso for mau, não adianta nada.
Na minha opinião os jovens são uma mais valia para a política, porque os mais novos tem opiniões diferentes dos mais velhos e muitas vezes discordam. Mas como a geração actual está mais recentida devido à falta de emprego,por exemplo, é bom existirem pessoas com idades próximas a cativar,porque os mais novos têm mais e melhores conhecimentos de como pensam o povo das suas idades. Por isto, é importante a existência de políticos jovens.
Adriana... os dois primeiros parágrafos não os posso considerar como participação válida, visto que não respondem ao pedido.
EliminarSubstitui "recentida" por "ressentida".
De certa forma concordo com que foi dito pela Adriana. Na maioria das vezes (atrevo-me a afirmar que raras são as vezes que tal não acontece), os jovens têm uma opinião e perspetiva diferentes da dos que se encontram ''no poder''- que de forma geral são mais, passo o eufemismo, maduros.
ResponderEliminarNa crise que vivenciamos é ainda mais importante que os jovens tenham todas as antenas ligadas na política:)uma vez que são dos mais afetados pelas medidas e, a uma grande escala, podem fazer a diferença, (quem sabe até mudar os rumos do país numa direção mais favorável!)...
Concordo com o que foi dito pelas colegas acima,pois os jovens também têm o direito de participar e contribuir para a politica já que apresentam maneiras de pensar e agir diferentes dos políticos, isto acontece devido ao facto de pertencerem a gerações diferentes e mentalidades serem outras.
ResponderEliminarVisto que Portugal se encontra num momento difícil, os jovens devem mais do que nunca manifestarem-se e participar a nível politico contra as alterações que os possam prejudicar a eles ou aos mais desfavorecidos.
Na minha opinião o contributo dos jovens para a politica pode ser uma mais valia.
Concordo com a opinião do Pedro. Os jovens são a próxima geração, são os que irão sofrer as consequências dos actos negativos que os políticos actuais estão a cometer. Por isso é preciso que haja pessoas que tenham novas mentalidades, que tenham consciência do que é satisfatório ou não para o país.
EliminarÉ bom que os jovens participem na vida política, que lutem por serem ouvidos e não "serem arrumados" pelos políticos mais experientes.
Concordo plenamente como o que foi dito anteriormente pelos meus colegas.
ResponderEliminarO discurso politico é um texto argumentativo, é um discurso em que se expõe ideias em publico podendo ser elas escritas ou expostas.
Na minha opinião os jovens da sociedade actual, tem uma opinião bastante modificada da classe mais velha da sociedade.Certas vezes os jovens ao expressar a sua opinião podem ter razão naquilo que dizem , temos por exemplo o caso de uma menina canadense de 12 anos que fez um discurso durante ECO-92, isto é um exemplo , pois esta menina é como se "parasse o mundo " pelas palavras que disse.Portanto os jovens tem um grande "lugar" na sociedade moderna e isso é importante.
Daniel... tal como disse à Adriana, não considerarei o teu primeiro parágrafo para efeitos de participação, por não se enquadrar no solicitado.
EliminarConcordo com o que já foi dito anteriormente. Os jovens têm opiniões/pontos de vista diferentes dos políticos. Encaram as coisas de outra forma. No tempo em que estamos, os jovens talvez sejam os primeiros a criticar as medidas tomadas pelos políticos, pois são uns dos que mais sofrem com elas. Dai vermos tantos protestos e manifestações, pois assim procuram com que as suas vozes sejam ouvidas e que assim as coisas possam melhorar.
ResponderEliminarConcordo plenamente com o que foi dito pela Andreia num dos comentários anteriores.
ResponderEliminarO texto politico tem como funções cativar e principalmente persuadir quem o ouve (ouvinte), sendo assim, quem o lê, não só tem de saber ler, como também falar, o que vemos hoje em dia é que maior parte dos políticos portugueses em vez de planearem/escrever o seu discurso, são geralmente os seus secretários que tratam desse trabalho, sendo assim, eles só se limitam a ler, o que é muito mau, uma vez que dá uma péssima imagem.
Por conseguinte, há políticos que já sabem ler e falar ao mesmo tempo, mesmo tendo cábulas consigo, essas conseguem passar despercebido pois o orador fala como se não tivesse nenhuma cábula.
Penso que hoje em dia, quem está a sair mais prejudicado com a nossa política são principalmente os jovens, esses mesmos têm opiniões e pontos de vista completamente diferentes. Por isto justificação penso que, é importante ter jovens políticos que se interessem pela nossa política, pelo bem estar dos nossos portugueses.
Este comentário foi removido pelo autor.
EliminarLuís... os dois primeiros parágrafos afastam-se bastante do solicitado.
EliminarConcordo com o que foi dito anteriormente pelos meus colegas. A maioria das pessoas associa a juventude a inexperiência e incompetência mas não é verdade, a experiência é muito importante a todos os níveis, mas não podemos esquecer que os jovens têm valores diferentes das pessoas mais velhas. Têm uma visão mais atual dos problemas da sociedade como no caso deste senhor, que deve ser um bom orador para ter cativado as pessoas.
ResponderEliminarConcordo com o que a Catarina disse, na maioria das vezes a juventude é associada à inexperiência, o que na minha opinião não é verdade.
ResponderEliminarNos dias de hoje, os jovens portugueses são os que mais sofrem na sociedade e por isso têm alternativas diferentes para os problemas que o país enfrenta, alternativas menos prejudiciais para a sociedade e benéficas para o país.
A sociedade de hoje é muito conturbada, com muitos altos e baixos, e não é dessa sociedade que nós precisamos, nós precisamos de um sociedade estável, sólida e penso que são os jovens (adultos de amanhã) que nos poderão ceder essa sociedade.
Por fim penso que a participação dos jovens na política é muito importante, não só pelo que disse anteriormente mas também porque acho que os jovens têm mais capacidade para captar,agarrar e persuadir os ouvintes durante um discurso.
Estou plenamente de acordo com os meus colegas.
ResponderEliminarHoje em dia a participação dos jovens na política é fundamental, pois como todos sabemos
estamos a atravessar momentos difíceis, em que são tomadas várias decisões que afetam a
vida destes, para além demais os jovens tem outra visão acerca do mundo, o que comprova
que a participação deles na política é muito importante. Temos como bom exemplo de um
jovem político John F. Kennedy, que apesar de não ser tão velho como o esperado para
presidente, foi nomeado para ocupar este cargo no seu país, e como sabemos foi um político
com sucesso. Depois disto que referi penso que não são necessários mais argumentos que
justifiquem a participação dos jovens na política.
(Comentário da Cátia, que não foi capaz de o colocar ela própria por motivos técnicos;)
Actualmente a nossa politica atravessa um período conturbado. São frequentes as manifestações e as reclamações por parte do povo português e é também cada vez mais frequente a participação dos jovens nessas mesmas manifestações. Isto revela que os jovens também querem ser ouvidos, que querem ter uma voz mais activa na politica.
ResponderEliminarNa minha opinião uma maior participação dos jovens na politica seria uma mais valia pois eles têm pontos de vista diferentes, tem experiências diferentes, tem alternativas diferentes e em certas áreas estão mais familiarizados do que policos com uma idade mais avançada.
Tal como disse a Vanessa os nossos jovens de hoje serão os adultos de amanhã, e acredito que jovens no poder não iriam prejudicar o país, pois se assim fosse estariam a prejudicar-se a eles mesmos no futuro!
Não podemos desprezar os nossos jovens que querem um futuro na politica !
Concordo com os meus colegas.
ResponderEliminarNo tempo em que estamos a participação dos jovens na politica é muito útil e fundamental. Útil no sentido em que as opiniões dos jovens são mais modernas e actuais do que os mais velhos.
Nota-se que os jovens querem ter uma posição mais importante na politica do nosso país, pois são frequentes as manifestações que realizam, tudo com o objetivo de chamar atenção e de mostrar que não estão de acordo com as medidas do governo.
Devo dizer que concordo com o que foi dito pelos mesmos colegas.
ResponderEliminarOs jovens têm um olhar diferente se comparadas com ás gerações anterior, visto que são eles que vivenciam o dia-a-dia, os jovens são a voz da nova geração que tem de ser ouvida pois isso vai depender para o nosso futuro, se estes o colocarem em risco, estarão a comprometer o seu futuro.
As gerações anteriores têm uma diferente concepção temporal se comparadas com as novas gerações, refiro-me a dependência do pais para andar em frente, os jovens de hoje são confrontados diariamente com obstáculos que á uns anos atrás não seriam, as gerações anteriores penso eu que não devidamente preocupadas com o nosso futuro mas sim com o deles.
Os jovens de hoje serão os adultos de amanhã, então o nosso futuro se for comprometido será o futuro do país comprometido.
Alguns jovens na politica seria o “empurrãozinho” que o pais precisa.
.
Eu partilho da mesma opinião que os meus colegas quanto à participação dos jovens na vida política.
ResponderEliminarA vida política é um tema ao qual nós jovens, não devemos fugir pois nós somos o futuro da nossa pátria. Além disso, a nossa juventude pode muitas vezes jogar a nosso favor, como por exemplo, ter perspetivas e ideias mais atuais.
Com a situação atual do nosso país, penso que este é o momento indicado para os jovens se fazerem ouvir, pois como já disse, com as suas formas de atuar, por vezes conseguem persuadir melhor o povo com os seus discursos.
Juventude não é sinónimo de incompetência, e por isso penso que deviam ser dadas mais oportunidades aos jovens de entrar e participar na vida política.
Acho bem que o jovens se importem com a politica. A politica envolve todos os cidadãos e os jovens como tem um opinião mais vanguardista e actual sobre aquilo que todos nos precisamos e que direcções o país deve tomar. Como os meus colegas referiram os jovens manifestam actualmente a sua opinião e ideias de forma mais entusiástica e ruidosa, nas manifestações contra as novas medidas de austeridade.
ResponderEliminarO discurso político insere-se no texto argumentativo pelo seu caráter persuasivo. Quem discursa tem de dominar a capacidade de oratória e, essencialmente, eloquência, para assim conseguir moldar a opinião do outro.
ResponderEliminarO facto de, como os meus colegas já proferiram, os jovens terem convicções divergentes em relação à comunidade política, faz com que assumam uma posição importante nas questões governamentais e não significa que tenham menos competências de discursar ou convencer o auditório. Exemplo disto é, como lembrou o Daniel, Severn Suzuki, que fez um discurso comovente durante a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (ECO-92).
Apesar disto, os jovens, na sua maioria, tendem a desistir da imposição dos seus pareceres e a desvalorizar a importância da política na sociedade. Por isso, e na minha opinião, os jovens têm de ser incentivados a ter um papel mais ativo nos assuntos ministrais.
“Não vamos tentar consertar a culpa do passado, vamos aceitar nossa responsabilidade pelo futuro.” John F. Kennedy
John F. Kennedy foi com certeza alguém que se preocupava com politica e gostava de politica desde muito cedo pelo que aos 25 anos se juntou ao senado, por consequência parto do principio que era alguém que tinha a noção que o discurso politico era a forma de seduzir e persuadir as pessoas de forma a estas ficarem convencidas de que ele era a escolha certa. Nesse mesmo discurso que estudou por dois meses Kennedy não deu só uma esperança aos Estados Unidos, mas sim a todo mundo propondo que se começasse naquela altura algo que demoraria mais do que o seu proprio tempo de vida a concretizar.Infelizmente faleceu, e com ele muita dessa esperamça do mundo faleceu com ele.
ResponderEliminarComo jovens temos a obrigação de nos interessarmos pela vida pública, pois não nos podemos esquecer que é no futuro que passaremos o resto das nossas vidas, e quanto ao facto de os os jovens não serem respeitados na politica o que eu acho é que os jovens têm de mostrar que mereçem ser ouvidos, têm de arranjar soluções para problemas que não criaram e só assim serão ouvidos, pois a verdade é que há jovens e jovens.
Como se costuma dizer "num pais de cegos quem tem olho é rei" e a verdade é se não nos preocuparmos os poucos que se preocupam com a vida publica vão defender os seus proprios intresses e não o bem comum.
Eu estou de acordo com o que foi dito pelo bruno Teixeira porque como ele diz os jovem tem de se preocupar com a vida publica, tem de de se mostrar mais criando soluções pois o mundo depende deles eles é que vão tomar conta do mundo, mas para isso tem de se mostrar tem de lutar pelos seres ideais.
EliminarQuanto Mr. Kennedy era alguém que tinha muito interesse e preocupação pela politica dai ter entrado na vida politica muito novo. Infelizmente faleceu, mas fica aqui . a meu ver a marca de um grande senhor que pode servir de modelo a muitos jovens.
Eu concordo plenamente com o que foi dito pelos meus colegas.
ResponderEliminarNa minha opinião é importante que os jovens se preocupem com a política porque como se costuma dizer "os jovens de hoje, são os homens de amanha".
Muitas pessoas acham que por uma pessoa ser jovem não percebe nada dos assuntos políticos e não só e por vezes associam a incompetência, mas as pessoas que pensam isso estão completamente enganadas.Prova disso temos um grande exemplo que é o sr. John F. Kennedy, foi uma pessoa que foi eleito presidente muito cedo e como todos sabemos foi um dos mais marcantes presidentes. Ele conseguia captar a atenção dos seus ouvintes pois tinha uma grande capacidade de oratória.
Concordo com o que foi dito pelos meus colegas, pois os jovens também se devem pela politica, tal como os mais velhos que tem mais experiencia, este senhor que era muito novo para pertencer a politica, devia ter outros pensamentos e outras opiniões pois as gerações eram diferentes.
ResponderEliminarEle provou que la por ser jovem não quer dizer que não tinha experiência na área da politica, nem que seja demasiado imaturo para isso.
Por isso acho que é bom os jovens participarem na vida politica
Concordo com os meus colegas. Os jovens por já terem uma ideia mais vasta daquilo que aconteceu no passado e aquilo que acontece no presente, são mais aptos para ajudar no governo do país. Agora nesta situação de grave crise do nosso país, os jovens tentam intervir e mostrar que também se importam e querem que o país vá para a frente.
ResponderEliminarOs jovens podem dar á politica uma visão do que o futuro os espera, expondo e criando ideias para que tal se resolva. Muitas pessoas dizem que os jovens não tem experiência suficiente, mais isso pode ser uma motivação para que eles criem e inovem ideias dos políticos mais experimentados.
ResponderEliminarJohn F. Kennedy é o exemplo e inspiração de muitos jovens pois ele demonstrou um fascínio e conhecimento do discurso politico de tal forma a convencer e persuadir todo o mundo sendo tão novo.
Do meu ponto de vista os jovens de hoje em dia tem uma maneira diferente de pensar , agir ...
ResponderEliminarOs jovens podem trazer novos pontos de vista a politica mas também não esquecer que não se pode revolucionar tudo de uma vez só e que as coisas tem de ser feitas bem e com calma.
Como referiu o Teixeira os jovens de hoje se não se importarem com o estado atual no futuro que poderão fazer se não quiseram saber até então ?
OS jovens de hoje são os adultos do amanhã e poderão fazer a diferença.
persuadir, John F. Kennedy era perito nisso, e a é a qualidade que qualquer politico deve ter. Nós jovens, somos o futuro e o nosso futuro começa na politica, se não nos interessarmos por ela nunca mais saímos deste "buraco" financeiro no caso português, existem aí muitos jovens com boas e novas ideias temos é que nos impor e fazer portugal crescer.
ResponderEliminarSabemos que estamos a atravessar uma grande crise em que todos têm de colaborar, mas se já podemos comprovar que os políticos não conseguem sair desta crise, acho que os jovens têm de começar seriamente a pensar no futuro. Todo o jovem sabe que será o próximo a reclamar com a governação portuguesa, por falta de alimento ou comida. Penso que se os políticos não conseguem levantar o país, então terão de ser os futuros adultos a fazê-lo.
ResponderEliminar