Estudar e aplicar gramática... eis a questão!
Neste fórum vão refletir sobre este tema que, para muitos de vós, é quase tão difícil como intrincado problema matemático.
Travaglia (2001) afirma que "estudar a gramática e dominá-la é colocar em prática o bom uso da
língua que sucessivamente levará aquele que estuda a gramática a falar e
escrever bem".
Em primeiro lugar, concordam com a afirmação anterior? Em que circunstâncias verificam que o domínio da gramática permite um "bom uso da língua"?
Em segundo, no que toca à aprendizagem e ao estudo da gramática, como reconhecem a (re)aplicação e adequação dos conhecimentos adquiridos na vossa prática diária de usuários da língua?
Sim concordo com a afirmação, se conhecermos bem a gramática e a dominarmos conseguimos aplicá-la de modo correcto e de forma mais elaborada.
ResponderEliminarHoje em dia os jovens utilizam uma escrita muito abreviada, o que facilita, mas é muito mau porque não evoluem ao nível da escrita, pelo contrário alimentam hábitos de má escrita.
o "bom uso da língua" verifica-se na formação de palavras, formação de frases, orações...
Penso que na nossa prática diária é bastante utilizado, mas em alguns casos de maneira espontânea, sem nos apercebermos utilizamos alguns mecanismos da gramática.
É certo que quem tem um maior domínio da gramática, faz uso da palavra com maior correção e destreza. Num discurso político, por exemplo, o emissor apodera-se de mecanismos gramaticais que se revelam imprescindíveis no que respeita à persuasão do auditório, exigida por este tipo de texto.
ResponderEliminarEstamos constantemente, quando comunicamos, a aplicar conhecimentos gramaticais; porém, como referiu a Adriana, os jovens, atualmente, tendem perigosamente a repudiar as regras gramaticais existentes. Uma pesquisa nos EUA mostrou que os jovens que enviam e recebem mensagens de SMS que recorrem a abreviaturas e termos próprios estão a prejudicar a sua aprendizagem da gramática e da redação de textos.
“Meu Deus, como uma vírgula pode mudar tudo." G. Guerrasio
Concordo com o que foi dito, pois se tivermos um bom conhecimento da gramática e se a usarmos correctamente conseguimos aplica-la de uma forma mais correta e sofisticada, isto faz-nos ser levados a sério quando estamos a falar com pessoas importantes, pois se usasse-mos uma linguagem corrente poderiam-nos levar para a brincadeira e não nos prestarem atenção.
ResponderEliminarOs jovens usam cada vez mais abreviaturas pois é uma maneira mais rápida de falarem e se entenderem uns com os outros, o que não acho que seja o melhor para o desenvolvimento da escrita.
Corrige a forma verbal "usasse-mos"; em vez de "poderiam-nos (errado) levar..." coloca "poderiam levar-nos..."
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarConcordo com o que foi dito anteriormente pelos meus colegas, pois os jovens hoje em dia abreviam as mensagens e assim estão a prejudicar-se. É certo que a gramática é importante nas nossas vidas, pois se a dominar-mos bem possuímos um leque muito mais abrangente de vocábulos e o conhecimento necessário para uma correta utilização dos mesmos. Por exemplo, numa situação qualquer em que estejamos a conversar com uma pessoa culta, se não soubermos aplicar de forma correta, utilizando bem a gramática e um maior vocabulário, essa pessoa ficará com má ideia de nós, porque vê que não temos um vocabulário extenso. Assim, podemos dizer que a gramática é muito importante no nosso quotidiano.
ResponderEliminarCorrige a forma verbal "dominar-mos".
EliminarSim concordo com a afirmação também com o que foi referido pelos meus colegas.Concordo com a afirmação pois, quanto mais praticarmos a nossa gramática, mais desenvolvemos o modo de falar em diversas circunstancias e modo de escrever , ou seja quanto mais dominar-mos a gramática, por exemplo menos erros de ortografia damos.
ResponderEliminarQuando a gramática é dominada , verifica-se o "bom uso da língua", por exemplo quando temos que falar com alguém , ou nos dirigimos a alguém, de um modo formal.
No nosso quotidiano por vezes nem nos apercebemos com o "bom uso da língua", mas como já foi referido anteriormente, os jovens "fogem" muito aos mecanismos de gramática, quero com isto dizer por exemplo nas redes sociais ou á comunicação através de SMS em que eles usam abreviaturas de modo a simplificar e facilitar a escrita;isto é prejudicial em termos, dos hábitos da escrita.
Corrigir: "circunstancia" e "dominar-mos".
EliminarConcordo com a afirmação porque é óbvio que alguém que tenha um bom conhecimento da gramática consiga pelo menos escrever melhor e consequentemente, falar melhor ou elaborar um bom discurso.
ResponderEliminarDou o exemplo das conjunções, alguém que estude a área das conjunções na gramática consegue iniciar, desenvolver e/ou finalizar uma frase de variadas formas, o que vai fazer com que essa pessoa consiga um bom uso da língua.
Concordo com o que foi referido, porque um bom domínio da gramática permite-nos abrir vários horizontes, como uma maior facilidade ao expressar-nos, melhor articulação das nossas ideias e elaboração um raciocínio lógico, e compreender e interpretar melhor os vários textos que temos presentes no nosso dia-a-dia.
ResponderEliminarOs jovens para obter maior facilidade ao comunicar tanto por SMS como nas redes sociais, utilizam uma escrita mais abreviada, e isto sem se aperceberem prejudicará os seus hábitos e desenvolvimento de escrita.
Altera "como uma maior facilidade ao expressar-nos", por, por exemplo, "melhora a nossa capacidade de expressão".
EliminarConcordo com o que foi referido acima pelos meus colegas acerca da afirmação, visto que ao estudarmos gramática e consequentemente ao domina-la vamos desenvolver capacidades a nível de escrita e língua. E consequentemente irá facilitar-nos o quotidiano ao nível da comunicação.
ResponderEliminarQuando possuímos um vocabulário mais extenso isso irá facilitar a nossa comunicação quer seja com uma pessoa mais culta ou ate uma pessoa com vocabulário menos extenso, e assim essa mesma pessoa compreenderá aquilo que estamos a proferir.
No nosso dia-a-dia, por vezes, não comunicamos de uma forma totalmente correcta,pois como disseram os meus colegas,hoje em dia os jovens tendem a usar abreviaturas para a comunicação nas redes sociais ou entre amigos, mas o mesmo não se verifica por exemplo na escola pois aí os jovens tendem a adequar a sua maneira de escrever.
Eu concordo com a afirmação e com o que foi dito anteriormente pelos meus colegas.
ResponderEliminarComo já referiram nis comentários a cima, os jovens de hoje tem o vicio de abreviar a sua escrita nos SMS, mas depois quando num teste ou num trabalho querem escrever algo, maior parte das vezes não sabem escrever as palavras e por isso dão demasiados erros, parecendo os miúdos da primária.
Um exemplo do dia a dia em que o uso e o domínio da gramática é importante é quando precisamos de nos dirigir a uma pessoa com um estatuto social superior aí nosso, pois essas pessoas tem um vocabulário extenso e se nós também não tivermos dificilmente percebemos a informação que ele nos pretende transmitir
Eu concordo com o que foi dito pelos meus colegas pois um bom uso, um bom domínio e um bom estudo da gramática ira tornar as nossas capacidades ao nível da escrita e da língua muito mais desenvolvidas. Contudo e apesar de todo isto são poucos os jovens que tem uma escrita e língua corretas, pois nesta altura os jovens usam muito a abreviação quando se estão a dirigir ao colegas e aos amigos, no entanto quando se dirigem a alguém de outro estatuto acima do dele tem de ter " tento na língua e na escrita"
ResponderEliminarSubstitui "abreviação" por "escrita abreviada".
EliminarConcordo plenamente com a afirmação.
ResponderEliminarSe tivermos um bom domínio da gramática conseguimos falar de uma forma mais correta e mais coerente.Ter um vasto vocabulário e um grande conhecimento da gramática só é benéfico para nós.
Por exemplo quando estamos a redigir uma carta ou um e-mail a alguém que queremos que apresente uma linguagem mais cuidada vamos utilizar, mesmo sem dar conta, o que aprendemos com a gramática.
Tal como os meus colegas disseram, e muito bem, actualmente os jovens utilizam bastantes abreviaturas no dia a dia ao enviar sms ou a falar nas redes sociais, porém quando mudam de "ambiente" a sua linguagem também muda, dando novamente utilização ao que aprendemos nas aulas de Língua Portuguesa.
Concordo com a afirmação, pois quem conhece bem a gramática e a sabe dominar tem uma maior facilidade em utiliza-la. Por exemplo quando queremos contrariar alguém ou reclamar alguma coisa é importante conhecer a gramática e fazer uso desta. Pois se o fizermos as pessoas talvez nos dêem mais atenção.
ResponderEliminarComo já referiram anteriormente no nosso dia-a-dia sempre que falamos usamos a gramática, nem sempre o fazemos é de uma maneira correta. Pois cada vez mais as pessoas tendem a não usar as palavras como elas são, mas sim a abreviar como por exemplo em vez de dizerem “estamos” dizerem “tamos”, outro erro muito cometido pelas pessoas é dizer “vou ir” em vez de “vou”, pois se vai já não precisa de ir.
Concordo com a minha colega. Todos os dias, sem nos apercebermos, usamos a gramática continuamente de forma correta ou errada. Mas se não conseguimos aplicá-la é um grande problema, pois no nosso dia-a-dia estamos em constantes contradições e não sabendo usá-la ninguém nos irá ouvir.
EliminarNa escola, a gramática é assunto nas aulas de Português. Aprendemos a utilizá-la de forma correta, e assim iremos estar preparados hoje e no futuro quando estivermos em situações difíceis.
Concordo com a afirmação feita e acho que o domínio da língua portuguesa permite aos estudantes, políticos e outras pessoas que trabalham diariamente em locais mais formais a um "bom uso da língua" pois para bem fazerem as suas tarefas necessitam de dominar a gramática para terem uma maior diversidade de palavras e conseguirem conjugá-las em cada tipo de situação que lhes é apresentada.
ResponderEliminarFilipa! Faltam vírgulas no teu texto.
EliminarConcordo plenamente o que foi dito pelos meus colegas.
ResponderEliminarQuem conhece e sabe dominar bem a gramática tem muita facilidade em utiliza-la, e permite, a nós estudantes, conseguirmos falar de forma correta e coerente.
Como já foi referido nós,no nosso dia-a-dia, usamos muitas abreviaturas mas isso esta mal,porque poderá afectar muito a nossa linguagem e escrita.
Concordo com a afirmação e com os meus colegas.
ResponderEliminarEstaria a mentir se dissesse que a maneira de abreviar não é a mais facilitada para mim ou até para os meus colegas ou jovens do dia a dia de hoje, porém muitas vezes quando usamos, usamos com intenção de digitar mais rápido, e esquecemos-nos que nós devemos ser correctos com a linguagem sempre, porque só ficamos a ganhar, a nível de cultura, de vocabulário e até mesmo quem usa uma linguagem mais acessível se sinta/sente bem com a sua "postura". O que muitas vezes não signifique que quem tem uma boa postura tenha uma boa linguagem.
Substitui "mais facilitada" por "mais fácil" ou "mais prática".
EliminarConcordo com a afirmação e com o que foi dito pelos meus colegas, pois que possui um maior e melhor conhecimento da gramática aplica-a com mais correcção e facilidade que consequentemente levarão a uma maior facilidade de comunicação e escrita.
ResponderEliminarDevemos adaptar o nosso discurso consoante as circunstancias e para isso precisamos de aprender a "falar bem", ou seja, conhecer e utilizar os mecanismos gramaticais de forma correcta.
Sem nos aperceber-mos utilizamos estes mecanismos no nosso dia-a-dia apesar de por vezes não ser de forma totalmente correcta.
Tal como a Ana M. Vale disse, os jovens que nos SMS's e nas redes sociais "recorrem a abreviaturas e termos próprios estão a prejudicar a sua aprendizagem da gramática e da redação de textos".
Corrigir: "circunstancia"; "aperceber-mos"
EliminarComo os meus colegas concordo com a afirmação de Travaglia, apesar de achar que a gramatica é apenas uma etiquitação dos processos de comunicação utilizados no dia-a-dia. ou seja, a gramatica é necessaria para escrever mais corretamente e não melhor, pois para escrever melhor eu acho que o que é necessario é ler mais, e ter uma boa imaginação e raciocinio, pois de nada vale um livro muito bem estruturado, mas que não possua um conteúdo que agarre o leitor.
ResponderEliminarMesmo que não gostando de a estudar vejo-me obrigado a utiliza-la no meu dia-a-dia mesmo sem me aperceber disso; cada vez que escrevo ou cada vez que comunico utilizo gramática.
Estou completamente de acordo com a afirmação, pois tal como ela diz é necessário dominar a gramática para falar e escrever bem. Por exemplo quando escrevemos uma carta a alguém de elevado prestigio, temos de dominar a gramática, pois só assim fazemos um “bom uso da língua”, que é essencial para este tipo de situações.
ResponderEliminarEmbora reconheça que é fundamental dominar a gramática, muitas vezes não o faço, tal como a maior parte dos jovens. Isto acontece por exemplo nos SMS entre amigos, pois muitas vezes utilizamos abreviações e expressões típicas da linguagem dos jovens.
Substitui "abreviações" por "abreviaturas" ou "escrita abreviada".
EliminarTal como a Adriana e a Margarida referiram os jovens têm tendência, e infelizmente isso acontece cada vez mais, a descurar e, a esquecer por completo a importância vital manifestada pela gramática na nossa vida. De facto, embora na maioria das vezes não nos apercebamos da sua importância, a gramática está a ser utilizada, inconscientemente, na produção dos nossos discursos para sustentar a nossa pretensão/objetivo.
ResponderEliminarNo entanto, o estudo da gramática é a parte mais complexa da mesma, considerada por muitos de nós um completo bicho de sete cabeças. Mas mesmo isso obedece a uma fórmula fixa que, por isso, nunca muda.
Assim, o grande bicho de sete cabeças da nossa língua pode ser domesticado!
Andreia
Concordo plenamente com a afirmação e com o que foi dito pelos meus colegas anteriormente, pois quem tem um maior uso da gramática, consegue comunicar de uma forma mais correta e coerente.
ResponderEliminarDevemos adaptar o nosso discurso segundo as circunstancias e para isso devemos saber “argumentar bem”, fazer um “bom uso da língua”, e tal não acontece se não tivermos um vasto vocabulário e um grande conhecimento da gramática.
Atualmente, nós jovens utilizámos excessivas abreviaturas, tanto enviando SMS como falando nas redes sociais, o que nos pode vir a prejudicar num futuro próximo.
Estou inteiramente de acordo com o que foi dito pelos meus colegas nos comentários anteriores. Penso que em qualquer situação do nosso dia a dia, nós recorremos à gramática, quer seja corretamente ou incorretamente. Infelizmente, no caso dos jovens, são mais os que usam a gramática incorretamente do que os que usam corretamente.
ResponderEliminarPor vezes, quando queremos expressar algumas das nossas ideias com alguém superior a nós, devemos, obviamente, fazer um "bom uso da língua" pois assim, o ouvinte poderá entender melhor a mensagem que tentamos transmitir.
A minha opinião irá reflectir o que os meus colegas já comentaram, o uso de pelo menos uma grande parte da gramática é essencial para um bom uso da nossa língua, mesmo para situações do dia a dia, não só para expressar comunicados a outra pessoa mas também para poder perceber algo. Penso que a gramática a cada dia que passa evolui mais, tirando alguns aspectos que no meu ponto de vista são absurdos, mas em geral tudo ajuda numa boa ligação de comunicação.
ResponderEliminar