sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Fórum 8 (Obrigatório)


Têm lugares... as palavras?


42 comentários:

  1. Sim, penso que as palavras têm lugares, por exemplo, quando queremos comunicar a uma pessoa que esteja num lugar social mais elevado necessitamos de um vocabulário mais elaborado.
    Toda a maneira de comunicação, tanto a nível da escrita( cartas, reclamações, textos...) como a nível oral(discurso políticos), necessita de alguns cuidados na maneira como é escrito ou dito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não percebi a que te referes quando dizes (já o fizeste em fóruns anteriores) "pessoa que esteja num lugar social mais elevado).

      Eliminar
  2. As palavras são usadas, por todos nós, invariavelmente, para a comunicação, quer oral quer escrita. Aliás, o que faríamos sem elas? Estão à nossa volta à nossa volta e nós próprios somos palavras andantes: divertidos, simpáticos, criativos, …
    Mas, de forma a não incorrermos ao caos, até as palavras tem os seus lugares. Isso uma vez que certos termos são caraterísticos de contextos específicos e, fora deles, são como peixes fora de água. Falamos, por exemplo, da gíria, manobra vocal dos grupos sociais, que descontextualizada deixa de fazer sentido.
    É, por isso, essencial que desenvolvamos um conhecimento privilegiado da língua para não as deixar em locais embaraçosos;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Revê este segmento "de forma a não incorrermos ao caos".

      Eliminar
  3. Assim como a Andreia disse, o ser humano apenas é capaz de comunicar de uma forma clara através das palavras, quer estas sejam escritas, faladas ou até gesticuladas.
    As palavras são fundamentais na nossa vida, pois sem elas somos apenas seres insignificantes incapazes de expressar a nossa opinião, ainda que nem a consigamos ter. Basicamente sem as palavras podemos comparar-nos a seres que não falam (plantas, rochas…)
    Mas como a Adriana também disse é preciso ter cuidado, e saber usar as palavras, pois a palavra tem um grande poder, por exemplo Barack Obama, que antes de ser presidente formou-se e ocupou outros cargos importantes, mas foi através das palavras que conseguiu transmitir as suas ideias aos cidadãos e fazer com que estes confiassem nele. E assim se tornou o presidente da maior potência mundial. Qual a sua estratégia?
    A PALAVRA!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Revê este segmento: "ainda que nem a consigamos ter" na sua articulação com o anterior.

      Eliminar
  4. Todas as palavras têm imensa importância na nossa vida, pois elas transmitem emoções, sentimentos e muitas das vezes imagens para quem as ouve.
    Todas as pessoas do mundo, utilizam palavras para comunicarem entre si, mesmo que não sejas perceptíveis para muitas delas.
    E sim concordo o que a minha colega Fátima disse, que sem as palavras, seriamos iguais a todos os seres vivos existente no planetas terra.

    ResponderEliminar
  5. As palavras têm lugar, nomeadamente na nossa vida. Se não tivessem, como conseguiríamos comunicar?
    Até uma pessoa analfabeta usa palavras, na vertente oral, pelo menos. É muito importante que saibamos o seu lugar pois, só assim é que conseguimos um bom emprego.
    Por vezes as palavras podem ser substituídas por imagens, onde podemos expressar as nossas opiniões, emoções e desejos. Mesmo assim, as palavras não perdem, de forma alguma, lugar nas nossas vidas.

    ResponderEliminar
  6. Tal como as palavras tem um momento para ser ditas também têm um local adequado.

    Na minha opinião existem determinados lugares para certas palavras.

    Por exemplo, quando pensamos na palavras “rezar” , “oração” e “Deus” acabamos por associa-las ás igrejas.
    Num outro ponto de vista, e indo de encontro ao que os meus colegas já disseram, devemos também adequar as nossas palavras ao local onde nos encontramos: se for um local com uma vertente mais profissional devemos utilizar uma linguagem mais cuidada, por exemplo.
    Na nossa vida as palavras importantes, quando são ditas, são guardadas, provocam-nos diferentes emoções, dessa forma também essas palavras têm um lugar: a nossa mente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Altera a orientação do acento gráfico em "ás", no primeiro parágrafo. Ainda nesse parágrafo, substituía a forma verbal "acabamos" simplesmente por "associa-mo-las".

      Eliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. As palavras sao um bem essencial ao Homem pois atraves é delas que exprimimos o que vai no nosso interior.Concordo com tudo o que foi dito pela Catarina pois como ela diz e muito bem existem determinados lugares para certas palavras. Todas as palavras tem um lugar adquado pois nao podemos utilizar as mesmas palavras que utilizamos ao falar com os amigos ou a falar com o nosso patrao.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O til, ainda que pareça dispensável, não é; tal como as vírgulas e os acentos gráficos. Rever a ordem dos elementos no segmento "pois atraves é delas", na primeira linha. Corrigir o vocábulo "adquado".

      Eliminar
  9. As palavras têm sim um lugar, não só na minha vida como na vida de todos nós. Uma acção jamais pode ser mudada, visto não podermos voltar atraz no tempo, mas a escolha das palavras certas faz diferença entre conseguir melhorar a situação ou até mesmo piorá-la. As escolha das palavras certas pode fazer a diferença entre termos alguem do nosso lado ou contra nós, acho que cada um é responsável tambem por escolher que palavras têm lugar na sua vida,se pensarmos bem existem certas palavras que optariamos por não dizer se parassemos para pensar meros segundos antes de as dizer, mas estas já são infelizmente parte de um processo de comunicação mecanizado que na minha opinião e no meu caso acabam por me prejudicar.
    A par disto acho que as palavras são meros instrumentos de comunicação, que em si não significam nada, é a mera conjugação de determinados caracteres que todos juntos pretendem transmitir uma ideia, prova disso é o fato de todas as linguas se alterarem com o tempo sendo as palavras substituidas, mas aquilo que se pretende dizer ser exatamente o mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corrige "atraz", linha 2; coloca vírgulas e acentos gráficos onde faltam.

      Eliminar
  10. Todo o ser humano tem necessidade de comunicar e para tal precisa das palavras pois sem elas o mundo era algo aborrecido. Quando nos dirigimos/comunicamos com alguém necessitamos das palavras, mas não só isso, precisamos também de pô-las nos seus lugares , ou seja cada palavra é como se tivesse uma dada função numa frase, pois se não fosse assim a outra pessoa não percebia o sentido da frase que queremos dizer.
    As palavras também podem ser transmitidas através da fala,da escrita ou ate mesmo através de gestos. A palavra é muito importante , temos como por exemplo Barack Obama , ele chegou onde chegou através da palavra, para ele algo poderoso. A palavra pode também ser perigosa quando mal utilizada numa frase. Resumindo , sem as palavras o ser humano não evoluia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Revê este segmento "dirigimos/comunicamos com", pois só um dos verbos admite a preposição "com".

      Eliminar
  11. As palavras existem desde que o ser humano sabe comunicar entre si, todos os dias são utilizadas palavras e sem elas era impossível a evolução do nosso planeta. Felizmente o ser humano tem palavras para todos os tipos de classes e infelizmente muita gente não as sabe utilizar de melhor maneira.
    As palavras estarão sempre presentes pois a vida é impossível sem elas.

    ResponderEliminar
  12. Quando pensamos ou ouvimos determinada palavra, a nossa mente cria, mecanicamente, uma imagem para a definir, que resulta dos nossos conhecimentos e vivências e varia consoante o indivíduo. Assim, podemos afirmar que esta representação mental é o lugar que cada um de nós atribui a um termo.
    Tomando por base o exemplo da Catarina, a palavra “Deus” ocupa, no caso dos cristãos, um lugar proeminente; porém, se considerarmos aqueles que têm uma religião diferente ou nos que se opõe a ela, o mesmo vocábulo ocupa um lugar distinto.
    Em suma, o lugar das palavras é muito subjetivo e difere consoante a cultura e a opinião de cada um, estando sujeito a uma modificação permanente. Normalmente, aquelas que nos sugerem algum acontecimento importante na nossa vida são as que ocupam um lugar mais relevante.

    “As palavras que não são acompanhadas por factos não servem para nada.” Demóstenes, orador e político ateniense

    ResponderEliminar
  13. Com as palavras nos exprimi-mos todos os nossos problemas, emoções e sentimentos.
    Temos o exemplo da Margarida quando ouvimos uma determinada palavra nos criamos logo uma imagem para a definir, como a Catarina disse quando pensamos em palavras como "rezar", "orar" nos automaticamente associa-mos as Igrejas.
    Por isso, na minha opinião, algumas palavras assumem um papel mais importantes do que outras, consoante cada pessoa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Duas correções neste segmento " nos exprimi-mos": não é necessário o pronome "nos" antes da forma verbal; a forma verbal não se conjuga com hífen, visto que o "mos" não é pronome, mas desinência de pessoa verbal.O mesmo em relação a "associa-mos"

      Eliminar
  14. Pelos os comentários que já vi, posso afirmar que concordo com eles, e não mudava nada.
    As vezes pensamos que estamos na nossa "zona de conforto" e pensamos que podemos dizer o que nós quisermos e bem nos apetecer, porém não é bem assim, temos que ter cuidado com o que dizemos e onde dizemos, por exemplo: Eu estou numa aula de Português e como é óbvio ou pelo menos eu não tenciono, utilizar uma linguagem menos adequada, ou pelo menos não tenciono utilizar a mesma linguagem de quando estou com os meus amigos.
    Contudo, não nos devemos esquecer que muitas vezes o que nós dizemos acaba por nos beneficiar ou até mesmo prejudicar, a nível profissional ou social.
    Em suma, sim, posso afirmar que existe certos sítios para ter certas e determinadas conversas, ou até mesmo palavras (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coloca acento gráfico em "As", no início do segundo parágrafo.

      Eliminar
  15. Sim, as palavras têm sempre um lugar, principalmente na nossa mente e no nosso coração. Assim que as palavras mais marcantes são expressas, a nossa mente parece que cria logo de imediato um espaço para que até ao resto da nossa vida nos nunca mais esqueçermo-nos dessa mesma palavra.
    Por vezes, ficam na nossa mente as piores palavras de uma dada pessoa, ou pelo contrario ficam as melhores palavras.
    É sem duvida alguma que todas as palavras têm um determinado lugar em nós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corrige: "esqueçermo-nos"; colocar acentos gráficos em falta e as vírgulas também.

      Eliminar
  16. As palavras, são no meu dia-a-dia e no de todos os cidadãos uma parte fulcral não só para quem as profere como para quem as escuta, pois se estas não forem ditas corretamente, poderemos ser mal interpretados. Na maior parte dos casos, as palavras que utilizamos dependem do tipo do pessoa para a qual nos vamos dirigir, mas também dependem consoante o nosso estado de espírito, pois se estivermos alegres vamos ter tendência para dizer coisas alegres.
    Embora, façamos todos os dias com que a palavra seja um ato banal, a verdade é que a palavra é possivelmente, a arma não material mais poderosa que existe.
    Por fim, penso que devemos ter a noção de que as palavras fazem parte de nós e que nos ocupam um lugar muito importante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Retira a vírgula que separa o sujeito do predicado, no primeiro parágrafo. Coloca as vírgulas em falta no teu enunciado.

      Eliminar
  17. 'Conversa encaminhada:
    As palavras são brancas sobre o silêncio.
    São pequenos cristais a dissolverem-se devagar no silêncio.'
    José Luis Peixoto, autor de 'Abraço'

    As palavras, antes de ditas, devem ser pensadas com muito cuidado porque nem todas as palavras são apropriadas para todos os momentos; Cada palavra ou termo têm um momento ou uma situação para ser utilizada.
    Para nós, as palavras, são importantes porque sem elas não nos conseguimos expressar nem comunicar com as pessoas que nos rodeiam.
    Podemos utilizá-las para confortar alguém que precise de uma palavra de carinho ou algum apoio moral mas também podem ser utilizadas para desmoronar o sonho de alguém ou a magoar alguém de uma forma mais psicológica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No primeiro parágrafo ou retiras o ";" ou a maiúscula; ainda nesse segmento a forma verbal "têm" não pode estar no plural. No último parágrafo, substituía "de uma forma mais psicológica".

      Eliminar
  18. Concordo com o que os meus colegas afirmaram. Pois se não existissem as palavras não podíamos comunicar uns com os outros, não nos podíamos manifestar. Na minha opinião as palavras têm um instante para serem ditas, no entanto não quer dizer que possamos dizer tudo o que pensamos, logo temos que ter cuidado com o que dizemos porque não é por pensarmos uma determinada coisa que tenhamos de a dizer, temos que pensar duas vezes no que vamos dizer pois podemos magoar alguém. Também no acaso de uma entrevista de trabalho temos de ter atenção ao que dizemos porque nos podemos prejudicarmos. Contudo, penso que o nosso estado de espírito interfere nas palavras que enunciamos e que há um certo lugar e um certo momento para as dizermos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Substitui o tempo verbal de "tenhamos" (linha 5) pela forma no presente do indicativo. Revê a pontuação: faltam vírgulas.

      Eliminar
  19. Palavras tem lugar e funções diferentes na vida de uma pessoa.
    Usamos palavras principalmente para nos expressar ( sentimentos, ideias ).
    É através da palavra que o ser humano comunica entre si é a maneira de nos entendermos uns aos outros.
    Como já foi dito acima por outros colegas meus a palavra é utilizada e interpretada de diferentes maneiras de pessoa para pessoa, por estas razões acho que toda a palavra tem o seu lugar dependendo do meio e contexto.

    ResponderEliminar
  20. Como foi mencionado pelos meus colegas nos comentários anteriores, as palavras são sem dúvida muito importantes no nosso dia a dia, pois sem elas seria dificil a comunicação entre as pessoas.
    Na minha maneira de ver as palavras têm o seu lugar, porque temos que adaptar o nosso vocabulário em função à situação em que nos encontramos como por exemplo se estivermos num diálogo com uma pessoa pouco qualificada devemos utilizar palavras mais simples de forma a que elas consigam entender a mensagem que lhes pretendemos transmitir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Revê este segmento "em função à situação"; coloca a pontuação em falta.

      Eliminar
  21. Sem dúvida que as palavras tem lugar, pois temos de saber adequalas às situações em que nos encontramos. Por exemplo se nos dirigimos a uma pessoa ou organização de elevado prestígio temos de usar um vocabulário mais requintado, ou por exemplo quando alguém está passar por uma situação desagradável temos de ter em atenção as palavras que usamos quando falamos com essa pessoa, daí as palavras terem lugar.

    ResponderEliminar
  22. Sem dúvida que as palavras são algo muito importante pois são algo com que lidamos todos os dias. Como já foi referido, as palavras que usamos devem ser usadas selectivamente, pois o tipo de vocabulário a usar varia de local para local e com a pessoa a que nos dirigimos. A palavra, se for devidamente utilizada, pode ser um dos maiores poderes do homem. Em suma, penso que a palavra que a palavra é algo muito importante e ocupa certamente um lugar em todos nós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "com a pessoa a que nos dirigimos" substituir por "de pessoa para pessoa";

      Eliminar
  23. As palavras são muito importantes no dia-a-dia, elas têm grande poder na vida humana pois sem elas seriamos incapazes de comunicar com as outras pessoas, de aprender sobre as outras coisas, de expressar a nossa opinião, ou melhor sem as palavras não teríamos opinião, e assim não seriamos seres racionais, podendo ser facilmente comparados a plantas. Ou seja, uma pessoa que domine bem a palavra terá sempre capacidade de debater sobre qualquer assunto que lhe seja colocado.
    Contudo, as palavras têm de se adequar à pessoa a quem serão dirigidas como também ao momento em que nos encontramos de modo a não serem mal interpretadas.

    ResponderEliminar
  24. As palavas são fundamentais no nosso dia-a-dia, elas são o nosso meio de comunicação mais fácil e pratico, sem elas não poderia estar por exemplo aqui a fazer este comentário, gosto de determinadas palavras em particular pois transmitem a ideia que tenho em mente de maneira mais clara e especifica, surpreende-me o facto de todos os dias serem formuladas novas palavras que tem como objetivo aperfeiçoar a comunicação entre seres humanos. AS PALAVRAS ? TEM LUGAR, CLARO ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Revê a acentuação de algumas Palavras do teu texto; revê também a pontuação.

      Eliminar