sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Fórum 10 (facultativo)


Quem é o protagonista em Frei Luís de Sousa?

Sobre a personagem escreve Reis (1990) "(...) a personagem é sujeita a procedimentos de estruturação que determinam a sua funcionalidade e peso específico na economia do relato. Deste modo, a personagem define-se em termos de relevo: protagonista, personagem secundária ou mero figurante, a personagem concretiza diferentes graus de relevo, fundamentalmente por força da sua intervenção na ação  (...)" (p. 308).

Terminado o estudo da obra garrettiana, é justo perguntar "Qual das personagens é a principal?" Na resposta a esta questão os estudiosos dividem-se e todas as suas opiniões encontram fundamento na interpretação da obra. Em vosso entender qual (ou quais) a personagem de Frei Luís de Sousa merece o título de protagonista?







18 comentários:

  1. Na minha opinião, a personagem principal, ou seja, o protagonista é D. João de Portugal, pois toda a peça desenrola-se sobre a sua sombra, visto que a personagem apenas aparece no final da peça.
    Considero também D. Madalena e sua filha Maria protagonistas, pois é na presença destas personagens que corre a história, sendo elas as que mais sofrem perante o desaparecimento/aparecimento de D. João.

    ResponderEliminar
  2. Não concordo com a opinião do meu colega, uma vez que, para mim, a personagens mais importante é D.Manuel. Durante a obra apresenta dinamismo, a sua mentalidade mostra uma evolução. É um homem que dá valor aquilo que tem, e embora goste muito da filha( algo que D.Madalena, por ser mais egoista e viver mais no seu mundo, nao faz com tanta intensidade) gosta também da esposa e tenta, ao tomar conhecimento do pecado, salvar a filha que ama.
    Manuel de Sousa Coutinho é uma personagem que tem como principal na sua vida a honra e o dever, o que se percebe no destino que escolhe para si e para D.Madalena.

    ResponderEliminar
  3. Sem discordar dos meus colegas, parece-me que todas as personagens podem exercer o papel de personagem principal pois desempenham um papel relevante e a tragédia afeta a todos sem exceção: Manuel de Sousa Coutinho pois o título da obra herda o nome com que se professou à ordem religiosa de S. Domingos e, como disse a Eduarda, é a personagem mais dinâmica; Dona Madalena por ser quem detém mais “falas”; Maria porque, apesar de ser inocente, é a vítima cujo percurso é mais destrutivo; D. João pois, embora esteja ausente até ao final do segundo ato, a sua presença faz-se sentir desde início através dos agouros de Telmo e dos receios de Madalena; Telmo, pois é a personagem que vive o conflito interior mais intenso ao ter que optar entre o amor e a fidelidade que deve a D. João e o carinho que já sente por Maria.
    Por isso, no meu ponto de vista, não existe um único protagonista: creio que podemos considerar a “família” (Madalena, Manuel, Maria e Telmo) e D. João como detentores desta função.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em parte, concordo com aquilo que enunciaste, a tragédia afeta a todas as personagens de forma mais ou menos equitativa, porém, e é aí que surge a nossa divergência, no despoletar da tal tragédia nem todas tem a mesma importância (pelo menos de acordo com a interpretação que fiz da peça). O Romeiro é a memória que ganha vida e muda tudo. É a partir dos seus ‘’aparecimentos/ desaparecimentos’’, como diz o Luís, que a acção se constrói e que as outras personagens ganham espaço para elas próprias tentarem mudar o curso dos acontecimentos (algo que se revela sempre infrutífero).
      Só posso, então, admitir que atribuo o protagonismo a D. João, embora admita que o teu raciocínio está perfeito, todas as personagens sofrem ‘’um pouco’’ a tragédia.

      Eliminar
  4. A meu ver a personagem que se enquadra no papel de protagonista e D.João de Portugla pois ele é o motor de toda a ação pois no fundo é o seu aparecimento que leva ao fim tragico, mesmo apesar de não aparecer no inicio da peça o seu nome ja era muito falado.
    Tambem Madalena tem um papel importante assim como Maria, sua filha, Maria foi a personagem utilizada pelo autor para nos dar a entender que ele era anti-sebastianista, pois no fim ela morre.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o Luís e o Nelson, pois realmente D.João tem um papel muito importante, pois, tal como o meu colega referiu, toda a história se desenvolve em torno dele. Assim como também concordo com a Eduarda pois D.Manuel também é uma personagem que marca muito a obra, uma vez que, tal como a Eduarda disse, D.Manuel amava a sua filha e o seu principal medo é que esta sofra, o que infelizmente acabou por acontecer. No entanto para mim uma personagem que também é digna para personagem principal é Maria, uma criança de 13 anos, é pura, terna, corajosa, culta, mas frágil, tem tuberculose, e acredita verdadeiramente que D. Sebastião regressará (culto sebastianista). Ao pressentir a hipótese de ser filha ilegítima sofre, ela é quem no fim morre por vergonha.

    ResponderEliminar
  6. Depois de ler a opinião dos meus colegas tenho de concordar que é muito dificil encontrar uma única personagem principal na obra, mas pessoalmente acho que se essa função tem de ser entregue a alguém, então essa personagem deve ser Maria; Maria é apresentada como alguém doente e frágil mas que na sua inocência pressente o que vai suceder.
    A todas as personagens pode ser apontado algo de mal; Madalena casou sem saber se o marido tinha realemente morrido assim como Manuel de Sousa Coutinho, Telmo a par de ser um confidente não aprova este casamento, mas não o diz directamente por ser um silples aio. A Maria nada podia ser apontado, mas no entanto é a única personagem que tem um final realmente trágico, pois acaba morta de vergonha. Desiludindo eu acho o leitor que como é obvio não queria que esta falecesse.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruno: talvez desiluda o leitor do século XXI, mas não o do século XIX que esperava um romântico final trágico.

      Eliminar
  7. Concordo com o que o Bruno Teixeira referiu, que nesta obra, Frei Luis de Sousa, é dificil escolher uma personagem principal.
    Mas na minha opinião D.Manuel Sousa Coutinho é a personagem que mais se encaixa no papel principal. D.Manuel ao logo da história é a persornagem que mantém as suas ideias mais coerentes com o que diz,exemplo disso foi, quando decidiu atear fogo ao seu próprio palácio, num ato patrióta, ele sai da sua casa mas, mais ninguém iria exercer do que era seu, então por questões de dignidade ele decidiu atear fogo ao seu palácio.

    ResponderEliminar
  8. Como já alguns referiram, todas as personagens tem um papel importante na obra, ainda assim, existe uma que tem um papel mais relevante, sendo por isso a protagonista. A meu ver esta personagem é D.João de Portugal, pois podemos dizer que a ação é quase toda regida por ele. Desde o início da obra, (desaparecimento de D.João), até ao final, (aparecimento de D.João), D.João, apesar de não aparecer fisicamente numa grande parte da história, é a personagem que comanda o destino de todas as outras, acabando por ser uma espécie de fantasma que interfere na vida de todos. Por esta razão penso que o papel de protagonista cabe a D.João de Portugal.

    ResponderEliminar
  9. Na obra, podem existem muitas personagens que podem ser consideradas personagens principais, ou protagonista, por exemplo: D. Madalena, pois em grande parte da obra é uma mulher com remorsos, medos, tremores com a possibilidade de o seu primeiro marido estar vivo, mostra ser atormentada por D. João, pois o seu regresso leva D. Madalena a perder a filha que consequentemente leva á separação da sua família; mas também podia ser D. João pois é com esta personagem que a história se desenrola, e também é por causa desta personagem que o final da obra tem o final que tem; D. Manuel também é um possível personagem principal pois é, o título da obra tem o seu nome e porque é uma das personagens mais atingidas pelo regresso de D. João, também D. Maria pois é uma menina frágil, doente e inocente também esta é uma das vítimas do regresso de D. João.
    Contudo, a meu ver acho que a personagem principal desta obra é D. João, pois como já referi, é segundo esta personagem que a obra começa e acaba, ou seja é segundo ele que a ação se desenrola,este interfere no final de cada personagem,e mesmo D. João não ter regressado, este era o motivo de tanta agonia e desespero por parte de D. Madalena, o final é assim por causa do aparecimento de D. João. E então, sem margem de dúvida, considero que o protagonista desta obra é D. João de Portugal.

    ResponderEliminar
  10. Na obra Frei Luís de Sousa, praticamente todas as personagens tem potencial para serem personagens principais. Mas na minha opinião a personagem principal é Manuel Sousa Coutinho, principalmente caracterizado pela sua nobreza e o facto de ser cavaleiro de Malta. Manuel Sousa Coutinho, revela-se durante os três actos, um homem patriota, corajoso e com a decisão de não sentir ciúmes pelo passado de Madalena. Este, no acto I, assume uma atitude de acordo com um espírito clássico, e que se manifesta em discursos expositivos, com uma linguagem cuidada e erudita, já no acto III, evidencia uma postura romântica caracterizada pela dor, a dor após a chegada do Romeiro (que mais tarde se revela D. João de Portugal).
    A meu ver, Manuel de Sousa Coutinho também deve ser considerado protagonista, pois a peça é baseada na vida de Frei Luís de Sousa, de seu nome secular D. Manuel de Sousa Coutinho.

    ResponderEliminar
  11. Na minha opinião o protagonista da obra é D. João de Portugal porque desde o inicio da mesmo o apesar da personagem não aparecer, o seu nome era muito falado. O aparecimento de D. João de Portugal é que leva ao fim trágico da obra e por isso é que eu penso que D. João merece o título de personagem principal.

    ResponderEliminar
  12. Concordo com o que os meus colegas afirmaram, porque todas as personagens têm um papel importante na obra. Na minha opinião a personagem principal é Maria, pois apesar de ser uma criança é culta, pura, frágil, aventureira e apesar de ter tuberculose, esta personagem não morre da doença mas morre da vergonha por ser considerada ilegítima.

    ResponderEliminar
  13. A meu ver e depois do que foi estudado, não podemos afirmar ao certo qual é a personagem principal na obra Frei Luís de Sousa, pois todas bastante relevantes, mas ainda assim considero que a que mais se destaca é Maria, pois durante a peça esta é a pessoa doente por quem todos se preocupam e é aquela em que o final lhe é mais penoso, pois vê seus pais tomarem o hábito, e esta morre de vergonha por ser filha ilegítima do casamento entre Madalena e Manuel de Sousa Coutinho.

    ResponderEliminar
  14. Na minha opinião, as personagens principais da obra Frei Luís de Sousa é D. João de Portugal e Manuel de Sousa Coutinho, pois apesar de estar presente fisicamente no final da obra, D. João, é representado através de D. Madalena de Vilhena a partir dos seus receios e medos. Manuel de Sousa Coutinho é uma personagem racional e insensível, mas quando vê a sua filha em desespero revela os seus sentimentos e temores. Morrendo no final da obra para o mundo juntamente com D. Madalena.

    ResponderEliminar
  15. A meu ver a personagem tem mais protagonismo é D.Joao de Portugal, apesar de não actuar muito a obra decorre toda em volta dele e ele era constantemente falado por causa do receio que tinha D. Madalena. No final, quando D. João aparece disfarçado e vai desencadear o final trágico, esta, na minha opinião, a mais forte razão do seu protagonismo.

    ResponderEliminar
  16. Para mim, a personagem principal em Frei Luís de Sousa é D. João de Portugal pois mesmo não sendo muito activo é certamente a personagem que causa mais impacto. É graças a ele que a obra tem um desfecho tão trágico e mesmo quando não estava presente tinha um certo impacto, por exemplo, em D. Madalena que sempre viveu com remorsos.

    ResponderEliminar