sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Fórum 7 (obrigatório)

A Escrita é a "dama" que se segue por ser considerado o local, por excelência, para a aplicação das regras gramaticais.
Mas, neste fórum, quero se concentrem numa vertente diferente da Escrita. Quero que vejam para lá das finalidades a que habitualmente associamos a escrita, ou seja, esqueçam, temporariamente, as vertentes comunicativa, de ensino e de aprendizagem e foquem-se na Escrita como meio de expressão pessoal.
Que espaço ocupa na vossa vida quotidiana extra escola, enquanto instrumento de autoconhecimento, de introspeção (façam o favor de verificar o significado no dicionário!) e de crescimento pessoal?




40 comentários:

  1. Já vai algum tempo desde quando eu escrevia com regularidade para mim própria. Com o tempo, cabei por perder aquela centelha de motivação que me fazia redigir-me ao meu diário para lhe contar o meu dia e analisar as atitudes de mim e dos meus. Acabei por remeter estas ‘’incursões’’ aos domingos chuvosos e aborrecidos em que aminha internet não funciona (a batalha entre o computador e ao caneta será sempre desleal). No entanto, há que admitir que estes momentos são me proveitosos de várias formas porque, e apesar de evoluir as competências da língua (o que não deixa de ser muito importante), entendo o que de mal e bem fiz, dando-me mais hipóteses de ser melhor: aluna, amiga e familiar.

    ResponderEliminar
  2. A escrita como meio de expressão pessoal é importante, pois ajuda-nos a conhecer melhor a nos próprios, a interagir melhor com outras pessoas,ajuda-nos também a expressar-nos melhor e a reflectir sobre determinados actos/coisas. A escrita também é importante no quotidiano da nossa vida pois permite-nos crescer melhor em termos de mentalidade.
    Na minha opinião a escrita em termos de expressão pessoal ocupa um um importante espaço na nossa vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verifica a frase "ajuda-nos também a expressar-nos melhor e a reflectir sobre determinados actos/coisas."

      Eliminar
  3. O diário é por exemplo um dos meios de expressão pessoal, ou seja é , utilizado por algumas pessoas que sentem que devem desabafar, mas têm alguma dificuldade de o fazer com amigos, então retratam as suas frustrações, as alegrias, o seu dia-a-dia.
    Isto é uma forma de nos revelarmos a nós próprio.
    Ocupa um espaço importante na nossa vida, pois pode nos libertar de algumas angustias que sentimos, com isto, evolui-mos a nível da língua, melhorando assim a maneira de escrever e a melhor utilização de expressões, sendo mais variadas.

    ResponderEliminar
  4. Como a Andreia já disse, eu também era assim. À alguns anos atrás eu também tinha por hábito escrever tudo o que me acontecia de bom, e de mau, no meu dia-a-dia. Era uma forma de colocar os sentimentos e as emoções no papel, e conseguir processar algumas informações. Naqueles tempos em que não me sentia bem em falar sobre o que me acontecia com alguém, o papel e a caneta eram a primeira coisa em que eu pegava. No entanto, com o tempo fui perdendo esses hábitos de escrita.
    Contudo, eu apenas escrevia para passar o tempo, mas existe quem faça da escrita uma arte...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Substitui, na segunda frase, a contração da preposição "a", pela forma verbal "há".

      Eliminar
  5. A escrita, apresenta varias finalidades tais como: comunicativa, de ensino e de aprendizagem mas também como meio de expressão pessoal.
    Em relação ao meio de expressão pessoal, temos como exemplo o diário. Na minha opinião o objectivo de escrever num diário é acima de tudo relembrar o passado e acontecimentos vividos, e por sua vez ajuda nos também a corrigir algumas atitudes e comportamentos. Assim a escrita pode nos ajudar a crescer pessoalmente e ajudar nos a compreender melhor o que realmente somos pois aprende-se com os erros.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. A escrita é muito importante para podermos comunicar mas também para poder-mos expressar os nossos sentimentos.
    Como no caso da escrita num diário. Nesse espaço, destinado apenas à nossa própria visualização, podemos manifestar livremente as nossas emoções e, basicamente, tudo o resto.
    Embora no momento não escreva regularmente no diário, quando o fazia parte dos meus problemas se tornavam de mais fácil resolução e entendia grande parte das ações que realizava, pelo que, posso dizer que o diário é um excelente mecanismo de auto-conhecimento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corrige o vocábulo "poder-mos"; reescreve este segmento textual "quando o fazia parte dos meus problemas se tornavam de mais fácil resolução".

      Eliminar
  8. Em primeiro lugar devo dizer que concordo plenamente com o que foi referido anteriormente pelos meus colegas.
    Uma vez ou outra, todos nós precisamos uns mais do que outros de momentos de introspeção. Mas acontece que, ao contrário do que pensamos, sobra-nos pouco tempo para entrarmos em contato com nossa própria essência por isso a melhor forma (na minha opinião) é a escrita.
    A escrita é uma arte, mas para mim é a melhor forma de introspeção, pois nela estão expressas opiniões, discordâncias e concordância, sentimentos , preocupações, críticas, a dor, o medo, a angústia , para muitas pessoas é difícil, expressarem-se verbalmente então fazem-no escrevendo pois ai não tem receio de dizer o que querem e o que pensam, é mais comum para muitos utilizam-na nos momentos de nostalgia.
    A escrita é mais do que simples frase numa folha de papel, são emoções que passam da mão para a caneta e por sua vez da caneta para a folha, são momentos da nossa vida cheias de emoções.
    A forma mais comum que se utiliza como meio de expressão pessoal é diário, que para mim é também a forma preferível de nos expressar, mas também de mais tarde recordarmos acontecimentos passados.

    ResponderEliminar
  9. Todos os dias vemos variadíssimas formas de escrita. Falemos da escrita como meio de expressão pessoal onde as pessoas utilizam as suas ideias de forma útil. É um instrumento que nos permite avaliar o nosso autoconhecimento, muito importante na nossa vida. Uma forma de escrita como meio de expressão pessoal é o diário, que muitas pessoas utilizam para se expressarem, mas hoje em dia com a evolução das tecnologias utiliza-se muito mais o computador, até para nos expressarmos. Mas nunca é a mesma coisa pois quando escrevemos à mão tudo muda, por exemplo, a forma da nossa letra vai depender do estado psicológico(se estamos tristes, alegres ou aborrecidos).
    Eu tenho a dizer que nunca fui muito adepto dos diários, mas de tempo a tempo consigo escrever coisas interessantes, superando muitas vezes as minhas expectativas.
    Em suma, concluo que a escrita pessoal é um instrumento com bastantes funcionalidades, e que nos faz crescer interiormente e torna-nos mais cultos.

    ResponderEliminar
  10. Dizem que a escrita é um excelente meio de expressão pessoal, ainda assim, não sou grande amante desta. Atualmente não me dedico à escrita, a não ser que a minha vida académica me obrigue, por exemplo em trabalhos escolares ou até mesmo neste fórum.
    Como já foi referido por colegas meus, o diário é considerado um ótimo meio para exprimirmos os nossos sentimentos e os nossos pensamentos, através da escrita. Há alguns anos atrás, quando ouvi falar nos diários pela primeira vez, fiquei muito curiosa em saber como é que eles eram, o que se escrevia neles... Quando me ofereceram um fiquei muito entusiasmada, mas pouco tempo depois este entusiamo desapareceu. Comecei a achar o diário um pouco aborrecido. Eu só escrevia porque algumas das minhas amigas escreviam e porque um dia iria querer recordar alguns momentos da minha vida, que estariam escritos naquele diário. Como algum tempo depois ofereceram-me uma máquina fotográfica, acabei por escolher esta para captar os momentos mais importantes da minha vida, o que fez com que deixasse de escrever no diário.
    Apesar de não fazer da escrita um meio de expressão pessoal, identifico-me muitas vezes na escrita dos outros, como é o caso das letras das músicas.

    ResponderEliminar
  11. Na minha opinião, e como foi já referido pelos meus colegas, a escrita é uma forma de nos expressar-mos, de mostrar-mos a nós próprios o que vai no nosso interior. Ajuda-mos a desabafar, a contar os nossos segredos e a descobrir um lado interior nosso que não sabíamos que existia. A escrita mais usada pelos jovens para se expressarem é o diário, como todos sabemos, a poesia e também frases soltas. Apesar de muitos não admitirem, todos os jovens passam por fases muito complicadas durante a sua juventude e apoiam-se na escrita para se puderem expressar e desabafar com eles próprios, e isso é muito importante para eles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corrigir os vocábulos "expressar-mos"; "mostrar-mos"; "ajuda-mos".

      Eliminar
  12. Como foi referido anteriormente pelo os meus colegas, o diário acaba por ser um dos melhores meios de escrita, de expressar-mos o que sentimos, pensamos, fizemos. No meu ponto de vista, ou então o que se identifica mais comigo e com a maioria dos meus amigos, a música acaba por ser o melhor meio para expressar-nos, acaba no fundo por "revelar" muito o que sentimos naquele momento. Confesso que existe uma época que eu me dedicava mais há escrita e escrevia todos os dias, tinha inspiração, era sem dúvida naquele tempo a melhor maneira de expressar tudo o que eu queria, sem ninguém dizer ou fazer algo. Em concordância com a Cátia eu prefiro a câmara fotográfica ao diário, a discrepância no fundo acaba por ser pequena, mas ao mesmo tempo significativa, porque tanto o diário como a câmara "captam" os nossos momentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corrige o vocábulo "expressar-mos"; substitui a forma verbla "há", na linha 6, por "à".

      Eliminar
  13. Acredito que a escrita pode assumir um papel importantíssimo na nossa vida quotidiana. Passar para o papel aquilo que de melhor e de pior nos acontece como forma de “autodesabafo”, ajudar-nos-á a compreender as nossas atitudes e a fazer melhores opções. A escrita assume-se, assim, como uma necessidade para muitos.
    No entanto, nunca, assim como o Bruno, tive o hábito de redigir um diário. Creio que esta forma de expressão não será a melhor escolha para o crescimento pessoal. E a razão talvez esteja no facto de não querer recordar certos momentos passados, o que é suscetível de acontecer sempre que abrimos o nosso diário. Na minha opinião, e se tivesse o hábito de me refugiar na escrita como instrumento de introspeção, eliminaria aquilo que escrevi, de forma a libertar-me do passado e a encarar o presente com nova atitude.

    “Escrevo para aliviar a vontade de falar” Thailza G.

    ResponderEliminar
  14. A escrita é uma forma de crescermos e de nos tornarmos mais maduros, através da escrita podemos revelar sentimentos que talvez sem ela não o conseguiria-mos fazer, por isso é que há uma coisa chamada de diário que nos serve de amparo sempre que queremos desabafar e libertar tudo o que nos vai no nosso interior.Eu não tenho nenhum diário mas todas as pessoas que tem devem escrever la tudo o que lhes vai no interior, pelo menos é o que ouço falar , mas como não tenho não dou certezas,

    ResponderEliminar
  15. Transferir para o papel aquilo que nos angustia, que nos preocupa, que nos perturba, que nos faz feliz, aquilo que de outra forma não conseguimos exprimir é uma sensação de liberdade enorme. Escrever num diário pessoal ajuda-nos a libertarmos esses pensamentos.
    Porém eu, tal como a Margarida, não acho que o diário seja a melhor forma para o crescimento pessoal, até porque eu, ao fim de umas semanas ou até dias do inicio de um novo diário, acabo por perder o entusiasmo de escrever todos os dias as minhas experiências pessoais e acabo por desistir dessa forma de me expressar.

    ResponderEliminar
  16. Concordo com o que a Vera disse. Há muitos meios de nós expressarmos as nossas emoções, tais como a música, o diário e a fotografia...Para mim, estes três meios são os que mais uso. A música esteve sempre na minha vida, quando estava frustrada, ouvia música e até cantava, mas isto não chegava então era aí que interferia o diário. Escrevia tudo o que pensava, o que me afectava, as minhas alegrias e tristezas. Mas como dizem, uma imagem vale mais do que mil palavras. Então intervinha a câmara fotográfica. Captava os bons e os maus momentos, as coisas bonitas e feias.
    Na minha opinião, cada um tem um diário "à sua maneira", em papel, digital ou até sonoro.

    ResponderEliminar
  17. A escrita sempre foi e é importante e como meio de expressão pessoal acredito que seja também importante. Por exemplo o diário, como já foi referido anteriormente, é um meio de expressão pessoal, porque acaba por ser um instrumento de introspecção pois no diário estamos a descrever as nossas experiências pessoais e a pensar nas nos nossos actos e nas nossas atitudes, proporcionando assim o crescimento pessoal e do intelecto.
    Pessoalmente, nunca fui muito ligado à escrita, sempre achei aborrecido escrever, mas acredito que esta seja importante para todos nós contudo não acho que seja fundamental.

    ResponderEliminar
  18. Eu concordo com o que o meu colega Nelson disse. A escrita tem uma importantíssima função na nossa vida pois ajudamos a crescer. O diário é uma boa forma de refugiar-mos. Poderemos colocar nele as vivências e desabafos do dia a dia sem que ninguém nos julgue. Eu nunca fui muito adepto dos diários, pois com o tempo deixam de ser cativantes de escrever.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reescreve a frase "O diário é uma boa forma de refugiar-mos".

      Eliminar
  19. A escrita é uma forma de comunicarmos , expressar sentimentos.
    Utilizamos a escrita para comunicar de diversas maneiras ( reclamações , pedidos , informações ... ) mas também para nós próprios com o objectivo de datarmos ou recordarmos momento passado sejam eles bons ou maus.
    Não utilizo esse tipo de escrita no meu caso para fazer uma introspecção, ou uma avaliação de como se passou ou como fiz, talvez seja melhor para uma melhor avaliação pessoal mas nunca tive tal hábito não acho que seja necessário nos prendermos ao passado visto que o que passou passou e não há nada a fazer , claro que devemos reflectir e melhorar as nossas atitudes com os erros do passado.

    ResponderEliminar
  20. Como foi referido anteriormente pelos meus colegas a escrita é importante. Um método para a praticar será por exemplo o diário, porque poderá ser uma ferramenta útil para se usar no dia-a-dia para se fazer uma introspecção, ou seja, ao escrevermos algo somos obrigados a pensar e a ser criativos, e ao fazê-lo estamos a praticar, a expressar, a reflectir sobre o que fizemos de errado e o que deveríamos ter feito e ainda melhoramos a nossa maneira de escrever. Ao praticarmos a escrita diariamente melhoramos as nossas competências. Apesar de o diário ser um método para melhorarmos a escrita eu nunca fui aderente deste, pois nunca gostei muito de me expressar.

    ResponderEliminar
  21. A escrita é muito importante tal como todos os meus colegas referiram, eu não escrevo muito nem fui pessoa de escrever diários nem nada parecido, mas por vezes, sinto que o papel é o nosso melhor amigo, simplesmente porque ele parece que nos entende e podemos contar mil e uma coisas, que daquele papel não sai.
    Acho muito importante nós saber-mos escrever, é fundamental, porque a nossa escrita é espelho da nossa fala.

    ResponderEliminar
  22. Em primeiro lugar gostava de dizer que acredito que a escrita ajude muita gente a pensar e a refletir sobre a sua vida, mas no meu caso uma boa noite de sono acaba por ter o mesmo efeito,acho que mais importante do que expressar as nossas emoções um diário torna-se util, para um dia mais tarde o voltarmos a ler e vermos como evoluimos com o tempo e como aquilo que fizemos nos transformou naquilo que somos.
    No meu caso expecifico não utilizo diário dado que quando tinha sensivelmente oito anos escrevi um diário, lembro-me que estava adoentado e era noite de janeiras e eu queria ir com os meus amigos cantar as janeiras e receber doces, mas a minha mãe não me deixou. Sendo a primeira pagina do meu diário destinada ao linxamento da minha mãe utilizando expressões como "cortar aos bocadinhos e atirar aos tubarões". mais tarde nas arrumações ela encontrou o diário e a reacção dela não foi a melhor, tendo provocado em mim um trauma que me fez largar o diário imediatamente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corrige o vocábulo "expecifico". Que significa "linxamento"?

      Eliminar
  23. a escrita, acima de tudo é um meio de comunicação. Há muita gente que escreve todos os dias as suas vivências e isso ajudá-os muito porque nem toda gente tem um amigo a quem pode contar tudo e aí o papel cumpre essa funçao. Há um proverbio que diz "é perdida a palavra que não é escrita".

    ResponderEliminar
  24. a escrita, acima de tudo é um meio de comunicação. Há muita gente que escreve todos os dias as suas vivências e isso ajudá-os muito porque nem toda gente tem um amigo a quem pode contar tudo e aí o papel cumpre essa funçao. Há um proverbio que diz "é perdida a palavra que não é escrita".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Retira o acento gráfico em "ajudá-os". O provérbio está na intervenção anterior, por isso não o podes referir como se fosses o primeiro a fazê-lo.

      Eliminar
  25. Como muitos referiram a escrita é um elemento importante, escrever um diário serve para refletir, para um dia mais tarde recordar-mos passagens da nossa vida, boas e más. Mas não só o diário, quando vamos a uma livraria ou biblioteca encontramos vários livros e grande parte dele é como um diário, onde os autores fazem das suas vivências, dos seus sentimentos uma história que irá ajudar muitos leitores que ao lerem o livro vão se identificar com alguma personagem e assim muitas vezes resolver problemas que até então não tinham encontrado resposta.
    Por tanto, podemos concluir que a escrita é um meio de comunicação e expressão, apesar de ser usada mais por uns do que por outros.

    ResponderEliminar
  26. Nós através da escrita melhoramos bastantes aspectos, como por exemplo o vocabulário, a construção das nossas frases e o nosso conhecimento também, a escrita é bastante importante pois aplicamos constantemente em vários casos do nosso dia a dia.

    ResponderEliminar